A Pirâmide Alimentar

Capa - A Pirâmide Alimentar
O que é a pirâmide alimentar?
A pirâmide alimentar a pirâmide alimentar é um instrumento em forma de gráfico, que foi criado para ajudar a entender como se devem consumir os alimentos de forma saudável e equilibrada.
dentro do aplicativo on-line
É uma espécie de guia de alimentação geral, que nos ensina como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, que está acima dos dois anos de idade.
Por que é importante que a pirâmide alimentar?
Este conceito é muito importante porque ela nos mostra os três principais conceitos básicos de uma boa alimentação, como são:
Variedade: é o consumo de diversos e variados tipos de respirações
Moderação: indica o consumo de alimentos nas porções recomendadas para uma boa saúde.
Equilíbrio: há uma redução gradual dos grupos de alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade para os que devem ser ingeridos em menores porções em direção ao topo da pirâmide.
Piramide alimenticia
Como entender as partes que compõem a pirâmide alimentar?
A pirâmide nutricional nos mostra como a alimentação diária deve incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que nosso organismo precisa.
A pirâmide alimentar é dividida em 4 trechos andares e cada um deles representa um grupo de alimentos e número de porções que se recomenda ingerir diariamente.
Os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade são os chamados energéticos (fornecem a energia necessária para as funções do organismo) e estão na base desta figura, são alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo, os cereais, pães e arroz para os quais se recomendam entre 6 e 9 porções diárias.
Em seguida, encontramos o grupo de frutas (entre 2 e 4 porções), verduras e legumes (de 3 a 5 porções), chamados de reguladores (por regular as funções do corpo, principalmente do intestino ) e fornecem ao nosso organismo vitaminas, minerais e fibras.
No terceiro nível da pirâmide nutricional, estão os alimentos conhecidos como construtores (por ajudar na construção e reparação dos tecidos do corpo, como ossos, cabelos, unhas, dentes e pele), que são fonte de proteínas e também minerais, como as carnes e leguminosas (entre 2 e 3 porções), leite e seus derivados (de 2 a 3 porções).
Piramide nutricional
E, finalmente, no último nível, o topo da pirâmide encontramos apresentados os alimentos de energia extra, como são os doces, açúcares e gorduras, que são alimentos que devem ser consumidos com moderação, já que por ser elevados em calorias, podem levar à obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes e outras doenças.
Quais são os principais nutrientes dentro de cada grupo da pirâmide alimentar?
O grupo da base da pirâmide alimentar, carboidratos complexos, nos fornece vitaminas do complexo B e fibras.
O grupo de hortaliças e vegetais é o que contém vitamina A, vitamina C, ácido fólico, ferro e fibras.
As frutas, por sua vez, também possuem vitamina A, vitamina C, potássio, ácido fólico, ferro e fibras.
As carnes em geral (vermelhas, de aves e peixes), ovos, feijões e nozes têm como principais fontes de nutrientes para as proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
As gorduras e os açúcares possuem vitamina E, ácidos graxos essenciais e carboidratos (ricos em calorias e devem ser consumidos de forma esporádica e moderada).
Seguindo este guia prático e a informação que fornece a pirâmide alimentar, pode ter uma alimentação saudável e com qualidade para que nosso organismo possa ter capacidade para desempenhar todas as funções necessárias.
Além desta pirâmide do bom comer geral, há outras mais específicas, como a pirâmide alimentar vegetariana, a pirâmide alimentar para crianças, etc., Você já ouviu falar delas? Você está de acordo em que há diferenças neste conceito? Partilha a tua opinião nos comentários.
Nutricionista online
Se você tem um resultado interessante este artigo e quiser receber as novidades, você pode se inscrever gratuitamente para receber nosso Boletim de Novidades no formulário na parte inferior da página para escrever um comentário abaixo. Obrigado por participar.
Você quer receber as novidades ComeconSalud? Assine nosso boletim.
Calcular el IMC
Perder peso
Receba no seu email as novidades de ComeconSalud
Ajudamo-lo a comer de forma saudável por menos do que custa um café por semana, Aproveite o desconto de lançamento
Elege a tua dieta saudável por menos do que custa um café por semana, Aproveite o desconto de lançamento

Comentários